quinta-feira, 27 de março de 2008

Peter Eisenman

Peter Eisenman, arquiteto norte americano nascido em 1932 (New Jersey), é graduado, pós-graduado, mestre e phd. Conhecido mundialmente com “pai do descontrutivismo”, já que as suas praticas e teóricas são voltadas a esse movimento, estudou bastante suas teses antes de colocá-las em prática. Suas publicações foram inspiradas em filósofos como Jacques Derrida, e também é classificado com um crítico da arquitetura.
A maneira que Eisenman encontrou para despertar o sentimento de desestabilidade nas pessoas e gerar novas respostas, foi distorcer as formas e espaços, fazendo com que elas se sintam desconfortáveis diante de suas obras, já que para ele esse é uma experiência vital para a arquitetura.
Entusiasmado de criar projetos no computador, Peter Eisenman entra em uma nova fase no final dos anos 90. O arquiteto teve seu primeiro contato com o instrumento precisamente em 1992 e a partir daí os programas, como exemplo AutoCad, tornaram muito mais cômodos a realização de projetos e permitindo cada vez mais formas mais ousadas. Essa foi a época em que o arquiteto foi mais criticado, já que suas ideologias sofreram acréscimos teóricos e algumas mudanças. O encontro que antes se dava com os filósofos, hoje também se dá com a máquina de computador.
Peter Eisenman afirma que a sua arquitetura sofreu mudanças sim, isso porque a sociedade contemporânea está também em constante mudanças. Os costumes dos anos 70 já não seriam mais os mesmo dos anos 90.
“Não sou rebelde, obedeço ao meu próprio ritimo. Consigo continuar a construir. Construo um em cada vinte projetos que desenho, mas prefiro esta solução a repetir continuamente o que já tinha feito anteriormente.” (Peter Eisenman, 1991).
Hoje, o interesse do arquiteto é voltado para formas arquitetônicas distorcidas, curvadas e estruturadas em que os softwares ajudam bastante. Apesar dessa mudança, o seu conceito de provocar sensações nas pessoas persiste em sua obras,já que sua intenção não é que os espectadores observem apenas a forma, mas que também que eles se comuniquem com a edificações e sintam sua vibração.
“Procuro formas de conceitualizar o espaço, de modo a colocar o sujeito em uma relação deslocada, pois não irão encontrar referências iconográficas as formas tradicionais de organização. Foi o que sempre tentei fazer, obrigar o sujeito a reconceitualizar a arquitetura.” (Peter Eisenman, 1992).

- Cidade da Cultura:

Cidade da Cultura em Santiago de Compostela, é um projeto ousado e retrata a nova fase computadorizada de Eiseman. Nesse projeto o arquiteto utiliza a topologia como o principal elemento de suporte para o seu projeto. A planta é formada a partir de um conjunto de linhas com curvaturas e parâmetros que foram ao poucos sendo ajustadas até suportarem todas as necessidades que o centro cultural precisava. O suporte tecnológico de softwares foram fundamentais para a elaboração do projeto que também é conhecido como “montanha construída”, já que a forma da obra que foi beneficiada pela sua topografia natural sugere isso.
A edificação acaba se confundindo com o terreno tornando discreta diante de outros projetos do arquiteto. Os edifícios que compõem a cidade da cultura estão literalmente talhados no terreno para dar a idéia em que os edifícios e a topografia se fundem no terreno.

Maquete virtual da Cidade da Cultura

Maquete da Cidade da Cultura


-Wexner Center for Visual Arts:

Situado em Ohio, O Wexner Center for visual arts é o centro de artes visuais da uiniversidade de Columbia. Foi concluída em 1989 e foi inspirada nas torres de uma fabrica que existia antes no local. Espécies de andaimes metálicos são um dos elementos que mais chamam atenção na fachada. A torre fragmentada é o marco principal da fachada sul do projeto. Emboara aparente ser uma construção de planta térrea, o subsolo do projeto está cheio de compartimentos. Antes desse projeto Eisenman só tinha executado obras de pequeno porte, então esse centro é um marco importante para o aprimoramento de projetos maiores a partir daí.

Wexner Center for Visual Arts

Wexner Center for Visual Arts

-Aronoff Center for design and art:

Concluído em 1996, o Aronoff center for design and art foi construído compondo um enorme campus da universidade de Cinccinnat em Ohio. Segundo Peter Eisenman, as formas da construção tiveram origem a partir da topografia do terreno e dos ângulos de edificações existentes em torno do local, provocando um comunicação também com o seu entorno.
Com o projeto, Eisenman teve a intenção de provocar um desfio de como as pessoas são educadas. A edificação demorou muito a ser concluídas, por isso a concepção do projeto poderia até não corresponder mais ao pensamento de Eisenman na época, porém continua a provocar a sensação de desconforto diante da obra.


Aronoff Center for design and art

-Memorial do Holocausto:

O polêmico projeto efetivado em memória dos judeus executados na Europa, Peter Eisenman recorreu novamente a idéia do solo como solução. Das ruas próximas ao local é possível avistar uma superfície de 2700 blocos retangulares de concreto com alturas diferentes.
O arquiteto teve a intenção de fazer com que as pessoas se sentissem
desorientadas, assim como as vítimas do holocausto. A arquitetura do memorial proporciona as pessoas uma experiência espacial. O memorial tem uma força de um cemitério, como se varias lápides se erguessem do solo.


Memorial do Holocausto

Um comentário:

Unknown disse...

Só alguns erros de português, porem o conteúdo é muito bom.